En cena Cuiabá

Escola de formação de palhaços

A associação Cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá, é um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, que celebra a riqueza da cultura regional e nacional na importância da sua diversidade. Tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura popular brasileira. Novos valores, novas maneiras de construir saberes e proporcionar ao indivíduo um outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.

A Em Cena Escola de Artes De Cuiabá foi premiada como Ponto de Cultura EM CENA Escola de Palhaços pela Rede de Pontos de Cultura pelo Ministério da Cultura e Secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso – 2017/2018 e Teatro na Educação Escolar através de emenda Parlamentar através da Casa Civil e Secretaria de Estado de Educação 2017/2018.

Somos um Ponto de Cultura que atua em formato de Escola de Treinamento que tem como principal objetivo ensinar o ofício do teatro e do Palhaço às crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade e ser um espaço de fruição dos produtos culturais gerados no espaço e a partir dele, ofertar espaço para ocupação de artistas e grupos, suprindo a ausência de espaços culturais para ensaios e pequenas apresentações artísticas e, sobretudo formador de novas plateias.

Metas

- Formação especializada anual de até 400 alunos entre (crianças e adolescentes, jovens artistas, adultos e melhor idade) através das atividades circense e teatral, visando o mercado profissional artístico e cultural no estado de Mato Grosso;

- Promover a circulação de espetáculos em hospitais, creches, APAEs, empresas Colaboradoras, praças e outros municípios da Baixada cuiabana e cidades do interior do estado, no país e no exterior.

- Atuar com o teatro educativo dentro dos Eixos Temáticos: educação para o trânsito, educação ambiental, pedofilia, DST/AIDS – prevenção, qualidade de vida em escolas, empresas, instituições, comunidades ribeirinhas, quilombola, indígenas e rurais em parceria com instituições públicas e empresarial.

Estrutura da administração

O EM CENA, atenderá o público com o ensino de artes (sua produção artística é derivada diretamente da atividade teatro didático pedagógico) e é regida por um Conselho de Curadores, e sua administração direta fica a cargo da Direção Geral.

Por meio dos recursos pedagógicos necessários, o EM CENA cumprirá seus objetivos em duas vertentes: A Iniciação ao Teatro/Atividades Circenses, Dança e Música.